Uma semana antes das festividades carnavalescas, fui convidada por uma amiga jornalista muito querida de Natal, Cristina Lira, que realiza os Encontros dos Profissionais do Turismo que leva seu nome, a participar do 1o Press Trip – viagem de imprensa – do Vale Receptivo – Circuítos Turísticos do Vale do Paraíba, nos dias 20 a 24 de fevereiro, as cidades de Aparecida, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e São José dos Campos.
Sempre passava pela região para ir para o Litoral Norte ou Campos do Jordão e não dava conta da grandiosidade da região, das cidades que nos foram apresentadas e dos seus arredores. E Aparecida sempre me tocou os olhos, por lembrar de minhas raízes familiares, como avós, tios e tias, que nasceram no Catolicismo e sempre pediam à Nossa Senhora em suas orações para iluminar meu caminho, minha saúde e minhas escolhas.
E nesse convite, pude conhecer o destino de milhões de devotos, romeiros do Brasil e mundo inteiro: a cidade de Aparecida, localizada numa das regiões mais ricas do interior de São Paulo, no Vale do Paraíba, polo de indústrias, bens de consumo, lá, também se encontra um turismo religioso fortíssimo, de muita fé, devoção e grandioso, não só para os devotos do Catolicismo, como também para os turistas apreciadores de religiosidade, história, cultura e ruralidade.

Dentro da Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, onde são realizadas as missas centrais. (Credito: Renata Gimenes)
Aparecida “do Norte”
A cidade de Aparecida ficou conhecida mundialmente devido a construção do Santuário Nacional de Aparecida sua Matriz Basílica. Segundo a guia Fatima Midões, da Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso – AGCTUR, mais de 12 milhões de turistas e devotos passam pela cidade durante o ano para ouvir uma missa, pedir pelos seus entes queridos, rezar e orar.

Santuário Básilica Nossa Senhora da Aparecida, com vista noturna (Renata Gimenes)
Nos fins de semana, é quando tem maior movimento. Mas o local é muito mais do que isso: é um santuário que emana de paz, com arquitetura, obras, estátuas e ambientes grandiosos e lindíssimos, e neles, há muitas histórias de fé, devoção e de linda conservação. A sensação quando entra no Santuário é de permanecer horas… Eu fiquei apenas algumas horas….e meu deu vontade de voltar e ficar muito mais que um fim de semana.
O Santuário tem inúmeras salas e ambientes, como a sala da vela, onde devotos fazem seus pedidos e orações, espaços para missas menores e a central que está em formato de cruz, com obras que refletem os principais nomes do Catolicismo e da História brasileira nas paredes da Basílica, e onde se encontra a imagem verdadeira de Nossa Senhora achada no Rio Paraíba do Sul, que corre a região de SP, MG e RJ.

Um dos quatro lados da Basílica, com vista para a Missa Central…sensação de paz e lugar cuidado por todos (Crédito: Renata Gimenes)
Sala das Velas, local onde devotos de todo Brasil faz suas orações e pedidos à Nossa Senhora (crédito: Renata Gimenes)
- escultura imponente de madeira, parte do acervo de obras dentro da Basílica que pode ser admirada pelos turistas e devotos: Virgem Maria no momento da crucificação de Jesus (crédito: Renata Gimenes
- Uma das pequenas salas utilizadas para missas menores, ao lado da missa central: paz, amor, sentimento de devoção, esperança e amor (Renata Gimenes)
- A arte é encontrada em cada canto do Santuário. Aqui, uma das paredes onde é executado missas menores. (Renata Gimenes)
- Cruz com imagem de Jesus, onde raios de sol passam iluminando o altar central da Basílica. (Renata Gimenes)
Cada parede, espaço, teto, é conservado e tem história para observar, aprender e admirar da arquitetura bem preservada da Igreja.
Mas o turismo de Aparecida está além do Santuário. Há lugares para visitar como a Basílica Velha, os passeios aos arredores da cidade, como O Bondinho, visitações guiadas noturnas pela a Igreja, entre outras atrações.

Um dos trabalhadores do Santuário, agradecendo o final de seu trabalho (Renata Gimenes)

A verdadeira Imagem sagrada de Nossa Senhora, envolta de ouro doado pelos seus devotos, onde é encontrada numa das partes da Basílica Central. (Renata Gimenes)

Campanário: 13 sinos do lado de fora da Catedral (Renata Gimenes)
Nos Arredores da cidade
Envolta a cidade, há o passeio de balsa no Rio Paraíba do Sul, onde foi encontrado os pedaços da verdadeira imagem da Nossa Senhora pelos três pescadores, em 1717, que foram em busca de peixe para um jantar do Governador e encontram em diferentes lugares das águas do rio, primeiro o corpo, depois a cabeça da imagem, e num terceiro ponto do rio, ocorreu a pesca milagrosa. Nesse passeio, de 20 minutos, a balsa percorre o rio, e mostra os pontos do percurso dos pescadores com o ato milagroso de ter achado os pedaços da imagem da santa no rio.

Passeio de Balsa pelo Rio Paraíba: o roteiro mostra onde foram encontrados os três pedaços da imagem da Santa, ao som de mús religiosas e preces (Renata Gimenes)
“2017 completa 300 anos que os pescadores encontraram a imagem da Santa e muitas comemorações serão feitas em outubro deste ano”
Segundo Fátima, a entrada da Balsa, no Porto Itaguaçu, foi onde os primeiros romeiros chegaram em Aparecida, e lá capelas e locais de visitação, como estátuas e imagens da história dos pescadores de como a verdadeira imagem da Nossa Senhora foi encontrada as margens do rio.

Capela em frente a entrada da balsa. (Crédito: Renata Gimenes)
Memorial de Devoção
Em outubro de 2016, no complexo turístico da Basílica, foi inaugurado o Memorial da Devoção, que se encontra Museu de Cera e o Cinema Padroeira 3D, que conta a história dos três pescadores, em 1717, que encontraram a imagem de Nossa Senhora, projetados em 10 telões em 15 minutos de filme.
No Museu de Cera, imagens de figuras do Catolicismo, da história, e dos milagres da Santa são retratados em imagens de cera, com perfeitos detalhes, como o Papa Francisco, Madre Teresa de Calcutá, que se tornou Santa, entre outras figuras de devotos da Igreja. Um passeio lindo de se ver.

Imagem de cera do Para Francisco (RGimenes)

Estátua de cera do Papa João Paulo II

Sala 3D Cinema Padroeira, que conta a história da descoberta dos pedaços da Nossa Senhora, no Rio Paraíba do Sul, com alta tecnologia e projetores com 10 telões e efeitos especiais de sons e luzes, deixam o ambiente de primeiro mundo (Renata Gimenes)
Aparecida é uma das cidades que Asas & Destinos visitou sendo convidado pelo 1o Press Trip do Vale Receptivo – Circuíto Turístico do Vale do Paraíba. Acompanhe as outras cidades visitadas aqui no site.
Serviços:
AGCTUR – Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso – www.agctur.com.br – secretaria@agctur.com.br – (12) 99131.
Marina Recanto Vale do Paraíba – www.riosanto.com.br – passeio@riosanto.com.br – (12) 99131.7269
Memorial da Devoção – www.memorialdadevocao.com.br – Cine Padroeira e Museu de Cera.
Hotel Santo Graal – hotelsantograal.com.br – Hospedagem em frente do Santuário.
Agradecimento à Confederação Nacional do Turismo – CNTUR, ao Vale Receptivo – Circuítos Turísticos do Vale do Paraíba e à jornalista Cristina Lira, que promove os eventos “Encontros dos Profissionais do Turismo – com Cristina Lira”, em várias cidades do Brasil.
Renata!!! Obrigada por estar conosco, mesmo em nossas limitações, nosso maior desejo é apresentar o que o Vale do Paraíba tem de mais belo e nada como começar pelo maior Santuário do mundo dedicado à Mãe de Jesus! Que seus dias em nossa região seja o princípio de novas viagens, novos conhecimentos, novo amor pelo que o Brasil tem de bom!!!Apareça! Ainda tem muito mais para você conhecer, viu!?Nem te apresentei pessoalmente o Santuário… rs.. Deus nos abençoe em nossos trabalhos! Bjo
Com certeza voltarei. Fui à noite rapidamente ao Santuário e já me encantei. Imagina com mais tempo! Quero que vocês me mostrem também as partes rurais da região. Deve ser lindo demais! Obrigada por tudo!
Ficou show,
parabéns pelo texto e imagens Renatinha! <3