26 maio

Culinária regional – O curioso Tacacá

Tacacá é um alimento da região amazônica brasileira, dos estados do Amazonas, Acre, Roraima, Amapá, Pará e Rondônia. Quem visitar essas regiões, deve fazer questão de=experimentar essa iguaria do nosso imenso país.

Feito com um caldo fino e bem temperado com sal, cebola, alho, coentro do norte, coentro e cebolinha e, principalmente, um caldo amarelado, chamado tucupi (sumo extraído da mandioca ralada). Coloca-se esse caldo por cima da goma de tapioca, também servida com camarão seco e jambu (erva típica de região, que “amortece” a boca).

tacacá

Nas ruas de Manaus e região Norte, experimenta-se o famoso Tacacá, feito com goma de tapioca, tucupi, camarões secos e jambu.

Serve-se muito quente, em cuias. Se quiser, tempera-se com pimenta. O tucupi e a tapioca (da qual se prepara a goma), são resultados da massa ralada da mandioca que, depois de prensada para fazer farinha, resulta num líquido leitoso-amarelado. Após deixado em repouso, a tapioca fica depositada no fundo do recipiente e o tucupi na sua parte superior. Sua origem é dos indígenas paraenses e deriva de um tipo de sopa indígena denominada mani poi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada